Translate

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dicas de Relacionamento



Saiba relacionar-se


Ficamos comovidos com os problemas de relacionamento que você está enfrentando. Primeiramente, lembre-se que relacionamento humano é a mais difícil das artes, da qual jamais alguém se gradua. Não somos ensinados a desenvolver essa habilidade como se deveria, uma vez que gastamos 90% do nosso tempo junto de pessoas.


A dificuldade dos relacionamentos se deve especialmente, as diferenças e a complexidade dos seres humanos. Nós somos aquilo que recebemos na fase de formação: a família que nascemos, a maneira que fomos educados, a rua que moramos, as amizades que fizemos, a escola que freqüentamos, a igreja que assistimos, os livros que lemos, as experiências que participamos etc… Isto sem contar com os traços de personalidade que herdamos, os quais nos dão uma visão diferenciada do mundo, ou seja, temos uma particular sensibilidade de sentirmos as coisas da vida de uma forma única e pessoal.


Você percebe porque é tão difícil lidar com pessoas? Elas são o conjunto de tudo isto e um pouco mais. Cada uma vê e percebe as coisas, palavras e fatos, de forma diferente.


Por isso existem alguns princípios básicos de relacionamento que devem ser observados:


1º Ao analisar alguém não olhe apenas para o presente, mas tente visualizar toda sua vida, sua origem, sua criação, suas experiências, etc…


2º Tente se colocar no lugar desta pessoa e ver o mundo como ela o vê, como ela pensa e raciocina. É impressionante como isto pode fazer uma grande diferença em nossa perspectiva dos fatos.


3º Aceite a pessoa como ela é, sem jamais ter a pretensão de mudá-la.


4º Respeite suas diferenças. Elas na realidade podem ser um fator de enriquecimento e utilidade no relacionamento.


5º Aceite que às vezes não é possível conviver com certas pessoas, por uma questão de choque de personalidades, ou por uma questão de intransigência da parte dela.


6º Aprenda a ceder. Sei que isto não é fácil, mas apreendemos muito e desenvolvemos a humildade quando cedemos. Temos que lembrar que as pessoas são mais importantes do que nossas idéias, que por amor a elas vale a pena ceder. De acordo com os ensinos de Cristo, devemos dar aos outros o primeiro lugar e ama-los como a nós mesmos. Isto não quer dizer que seremos submissos a ponto da humilhação, pois temos que ter também amor próprio, “amar ao próximo como a ti mesmo”, diz a Bíblia. Como amaremos ao próximo se não temos amor por nós mesmos?


7º Quando não for possível conviver com certas pessoas aprenda a ignora-los, (não quero dizer despreza-los), ignore o que dizem ou o que fazem. Leia em Romanos 12:9-21 um dos maiores tratados bíblicos sobre relacionamento humano dentro de uma perspectiva cristã.


8º Procure ler bons livros cristãos na área de relacionamento pois eles poderão abrir sua mente e lhe dar as ferramentas necessárias para você saber como lidar com pessoas. Posso sugerir alguns: “Arrancar Máscaras e Abandonar Papéis” (em qualquer livra­ria), “Amando, Vivendo e Aprendendo”, Léo Buscáglia (Edições Paulinas, ou qualquer outra livraria), “Como Compreender a Incompreensão dos Outros”, (livrarias evangélicas), “Temperamentos Transformados pelo Espírito” e “Temperamentos Controlados pelo Espírito” (livrarias evangélicas). Penso que estes são suficientes para começar.


Tente conversar com as pessoas ao seu redor e expor a elas os seus sentimentos, admita quando sentir que magoou alguém e tenha humildade para pedir perdão.


Estaremos orando para que o Senhor lhe ilumine, para que você tenha palavras certas ao conviver com as pessoas e que o Espírito Santo possa guiar seus atos , preparando-a para ser mais amável.


http://alcanceopoder.com.br/site/?p=1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...